SOMBRAS SOMENTE

13 outubro, 2006
  PRIMEIRO DEVANEIO EM UMA NOITE SEM SOMBRAS

Lembram daquele jogo Argentina e Brasil, pelas eliminatórias da copa do mundo, que a nossa seleção perdeu por três a um, realizado em Buenos Aires, se a memória não me é infiel?
Pois é.
No dia seguinte o Lula declarou que o foi o dia mais infeliz da vida dele. O pior.
Tive que sair correndo da sala para o banheiro, quase vomitando por cima do carpete.
Meu Deus, o presidente de um país miserável como o nosso, com quase setenta milhões de pessoas vivendo numa total pobreza, crianças morrendo de fome, doentes abandonados em hospitais, trabalho escravo e outras tantas mazelas, e apesar disso tudo ele achar que o pior é perder uma partida de futebol.
Caramba!
Deu-me insônia por várias noites.
A quem nós entregamos a nação?

__________


Um apelo.
Dirigido a todos os membros do Congresso Nacional.
Por favor, acabem, com essa baboseira de criar Comissão Parlamentar de Inquérito.
Já não chega sermos roubados e vocês ainda nos subtraem mais alguns milhões numa busca degradante de conquistar mais espaços na mídia?
Deixem que o ministério público faça esse trabalho que vocês apenas aviltam.
Quem sabe, talvez sem essa intromissão, alguém possa ir para a cadeia.
Olhem o caso do Mensalão.
Alguém foi preso?
Quando vocês se intrometem, os acusados tiram até sarro.
Isso foi visto várias vezes em cadeia nacional.
Respeitem essa forma de investigação, surgida na época da revolução francesa, e que resultava grande número de vezes com o acusado tendo que subir o patíbulo para ser guilhotinado.
Quando vocês as utilizam, só serve para pilhéria.
Ou está faltando o que fazer dentro de seus estabelecimentos de trabalho?
Ainda tem muito dinheiro para ser roubado.

__________


Saí correndo da sala.
Parecia que todo o telhado ia desabar sobre minha cabeça.
Na cozinha tentei me acalmar. Fiz alguns exercícios respiratórios, verifiquei minha pressão e em passos suaves e lentos retomei o corredor de volta à sala, mas não tive coragem de adentrar imediatamente.
Findo o corredor, coloquei só a cabeça esticada sorrateiramente em direção a TV.
Sim, era ele. Eu ainda duvidava.
Ibrahim Abi-Ackel dando entrevista na condição de um dos integrantes da comissão de ética da Câmara dos Deputados.
Ibrahim Abi-Ackel, um dos integrantes da comissão de ética.
Não foi esse mesmo cidadão que a revista Veja dedicou uma matéria de capa, alguns anos atrás, com o título “O MINISTRO CORRUPTO”?
Lembram dele quando era ministro do Figueiredo?
Agora ele é um analista de Ética.
Deus meu.
Por que o Senhor faz isso comigo?
Corruptos julgando corruptos.
É tudo por causa daquele sapo que eu matei, quando tinha nove anos, para fazer experiências sobre batimentos cardíacos quando expostos a soluções de alta salinidade?
Eu era uma criança, Senhor.
O castigo é muito cruel.
Se dificilmente um deputado honesto (numa linha de dedução simples, mas consistente) aceita fazer parte de uma comissão que possui integrantes considerados criminosos, devemos inferir que todos que a compõem o são?
Analisando com silogismos aristotélicos isso parecerá verdadeiro.
E vem a máxima “diga-me com quem andas e te direi quem és”.
Vamos alterá-la um pouco?
Diga-me com quem trabalhas e te direi quem és.

__________


O que teria sido melhor para o Lula, politicamente falando?
Admitir que sabia da roubalheira ou ficar com a opção já escolhida de nada saber?
Como o povão reagiria melhor?
Dizer que vem roubando, mas ao mesmo tempo está fazendo alguma coisa pela nação, ou deixar que o considerem um exemplar idiota incapaz sequer de enxergar um monte de ratos à sua volta?
Ora, o eleitor tem dado inúmeras provas de não se importar com políticos desonestos. Todos invariavelmente se reelegem após denúncias. O problema fica sendo apenas judicial, mas alguém é capaz de citar o nome de cinco políticos corruptos encarcerados nesse país?
Concordar com a posição que lhe foi atribuída, de incapacidade sequer de escolher auxiliares decentes, não causa um prejuízo maior?
Na iniciativa privada não sustentava nem emprego de gerente de carrinho de pipoca em praça pública.
Então qual melhor escolha?
Havia outra, mas ele não conseguiu enxergar.

__________


Há uma máxima no âmbito jurídico que diz: “Todo cidadão é inocente, até prova em contrário”.
Bonito.
Inspirou-me a criar outra.
TODO POLÍTICO É CORRUPTO, E NENHUM PROVA O CONTRÁRIO.
 
Comments: Postar um comentário



<< Home
ENCONTRE-ME NO ORKUT USUÁRIO SOMBRAS SOMENTE

Minha foto
Nome:
Local: Brazil

Não sei.

ARCHIVES


Powered by Blogger

contador de visitas
contador de visitas